11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição
O Ferrari 125 S foi o primeiro modelo produzido pela marca de Maranello. Foram realizadas apenas duas unidades: um "sportivo stradale" com uma carroçaria do tipo "barchetta" realizada pela "Carrozzeria" de Giuseppe Peiretti, equipado com um motor V12 de 1.497,77 cc com 90 cv realizado por Gioacchino Colombo; e um "Competizione" com rodas descobertas, desenhado por Giuseppe Busso onde o motor garantia 120 cv.
Os dois modelos foram desenvolvidos por Franco Cortese, que pode ser considerado o primeiro piloto da Ferrari.
Enzo Ferrari negou e Nino Farina não alinhou à partida de uma corrida onde Franco Cortese chegou a liderar antes de desistir com um problema na bomba de alimentação. "Foi um insucesso muito prometedor", como afirmou Enzo Ferrari...
Duas semanas depois, a 25 de Maio, Franco Cortese garantiu o primeiro triunfo ao volante de um Ferrari, no circuito das "Terme di Caracalla", durante o Grande Prémio de Roma.
Os dois modelos foram desmantelados e os seus componentes utilizados para a realização de outros modelos. Era assim na época. Por isso o único 125 S existente é uma réplica, realizada de acordo com os planos originais, patente ao público no Museu Enzo Ferrari em Modena.